Um passeio que vai da política econômica/ educacional até a mais incitante fofoca filosófica.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Como faço para inserir link em arquivo PDF? Fácil

Bem, resolvi que tudo que for diferente, útil, de alguma/ qualquer forma, vou postar aqui. Por exemplo. Dia desses estive querendo inserir links num arquivo em PDF – como? Não conseguia... O arquivo foi feito no Excel, já estava repleto de Hiperlinks, mas ao ser convertido para PDF tudo aquilo se perdeu, voltou a ser um simples arquivo de textos. Logo fiz uma varredura pela internet tentando, a todo custo, buscar uma forma de edição... Confesso: árdua tarefa! Mas consegui. A maneira é prática, rápida, não precisa de registro e nem de baixar programa algum. Vamos por tópicos. Segue:


1º - O site PDFescape foi a solução! Acessá-lo, portanto, é o primeiro passo;

2º - Passo: clique por sobre o botão Start Using Unregistered, na seqüência selecione Upload PDF to PDFescape;

3º - Uma caixa virá, clique em procurar e selecione o arquivo a sofrer alteração (de seu computador) – o arquivo será “puxado” para caixa de diálogo, agora basta clicar em Upload (aguarde...);

4º À esquerda da tela a aba Insert já está selecionada, agora basta clicar na opção Link, na 1ª coluna, 3ª linha;

5º Clique por sobre o local onde deseja inserir link, uma caixa se formará (em amarelo claro); basta adequá-la ao tamanho da palavra que quer editar;

6º Após o processo acima, clique com o botão esquerdo do mouse por sobre a caixa “amarela” e escolha a opção Object Properties – agora é só digitar o endereço do link no campo indicado e clicar em Ok.

7º Para salvar o arquivo em sua máquina clique no quadrado em verde, >> (porém para baixo), também à esquerda da tela, o mesmo está entre o disquete (que salva) e a impressora;

8º Virá uma caixa de diálogo com a opção Download, clique aí;

9º Virá outra caixa de diálogo, escolha salvar e salve o arquivo em seu computador – pronto! Processo concluído.


Observação: o mesmo processo pode ser feito com outros arquivos, como exemplo, arquivos do Word, .doc, dentre outros.

34 comentários:

  1. Ótimo!!!

    Estava enfrentando essa árdua tarefa quando achei esse post.

    =)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom artigo, ajudou para caramba....

    ResponderExcluir
  3. muito bom... de parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Programa muito bom e simples, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  5. Ok mas o que eu preciso e criar imagem clicaveis dentro do pdf em vez de link escrito uma imagem entendeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. imagem clicavel mas faz mas voce pode inserir uma imagem e colocar o link sobre ela que da na mesma porem sao dois trabalhos

      Excluir
  6. Ok mas o que eu preciso e criar imagem clicaveis dentro do pdf em vez de link escrito uma imagem entendeu

    ResponderExcluir
  7. muito obrigada pela dica, arrasou Tatiana!!!

    ResponderExcluir
  8. Boa a dica, mas o que fazer no caso de um arquivo com mais de 100 páginas? Vou dar mais uma procurada, mas se você conseguir é bom para postar no Blog ;)

    ResponderExcluir
  9. CARA ME AJUDE EU TENHO UM ARQUIVO EM WORD QUE GEREI ELE É UM INDICE ,EU CRIEI E JA HIPERLIKEI NO WORD,MAS REALMENTE OQUE QUERIA FAZER E NESTEW DOCUMENTO É CONVERTELO EM PDF Q JA FIZ E NO PDF HIPERLINCAR MEUS ARQUIVOS,
    SERIA POSSIVEL?

    ResponderExcluir
  10. CARA ME AJUDE EU TENHO UM ARQUIVO EM WORD QUE GEREI ELE É UM INDICE ,EU CRIEI E JA HIPERLIKEI NO WORD,MAS REALMENTE OQUE QUERIA FAZER E NESTEW DOCUMENTO É CONVERTELO EM PDF Q JA FIZ E NO PDF HIPERLINCAR MEUS ARQUIVOS,
    SERIA POSSIVEL?

    ResponderExcluir
  11. Show!! Resolveu meu problema!!

    ResponderExcluir
  12. show...glória a Deus por sua vida.

    ResponderExcluir
  13. Obrigadaaaaa, me salvou!

    ResponderExcluir
  14. Grata pela sua bondade. Voce me salvou.

    ResponderExcluir
  15. MUITO OBRIGADA!!
    Funciona mesmo e é super fácil!!

    ResponderExcluir
  16. Que maravilha!!!!...mas gostaria de saber como faço para que esse link abra em uma nova aba, pode me ajudar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Fui fazer tudo aí e acabou gerando um problema no meu site, agora quando mudo de página a tela pisca.

    ResponderExcluir
  18. Mt obrigada pelo tutorial.Me ajudou mt.Felicidades!

    ResponderExcluir
  19. Opa, mto obrigado! você merece uma medalha por bens prestados a humanidade (Eu ja tava perdendo as esperanças em conseguir fazer o pdf linkável). Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Sensacional! Uma solução simples e direta. Ufa... peregrinei bastante para encontrar, mas finalmente me deparei com a solução definitiva. Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Perfeito. Resolveu meu problema. Abraços e obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Como criar link para email ao invés de site?

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação!